Crítica

Desde a sua fundação, em 1934, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela tem sido alvo das referências mais positivas dos críticos da especialidade.

A seriedade e empenho colocados na defesa das raízes culturais dos seus antepassados e a dignidade do seu desempenho, enquanto agente da cultura tradicional do seu país, tem merecido igualmente os maiores elogios, nomeadamente nas suas representações do país no estrangeiro.

A seguir reproduzem-se alguns dos mais relevantes e recentes comentários:

 

«O Grupo “LAVRADEIRAS DA MEADELA”, vindo de Portugal setentrional, marcou muito positivamente a sua passagem nas Olimpíadas de Dijon por respeitar o espírito deste festival.

 

Com efeito, este imponente grupo de 40 executantes não veio de mãos vazias: os braços vieram carregados de milho e de material agrícola. Instalou-se em palco sob a crescente curiosidade dos espectadores. O ambiente campestre estava garantido.

 

A sua prestação foi excepcional e foi caracterizada por um ritmo certo, valorizando assim o bom equilíbrio entre a tradição e a adaptação em cena.

 

A danças variadas foram valorizadas por uma original postura em palco: as figuras, os movimentos foram executados com precisão, bem sincronizados com a orquestra (tocata).

 

Os trajes, também eles, em particular os pejados de ouro, acrescentam uma agradável nota de frescura e vitalidade.

 

A orquestra(tocata) composta por dez músicos, executou um reportório variado extraído do folclore rural. As vozes dos cantores são notáveis.

 

Só o ruído provocado pelos passos executados pelos dançadores prejudicou um pouco a boa audição da harmoniosa orquestra.

 

Conclusão

Os Portugueses surpreenderam agradavelmente o público de Dijon.

A feliz sincronização das figuras, das danças e da orquestra mereceram um BRAVO do público.

A medalha de Bronze foi muito bem entregue. 

Nota atribuída à representação Portuguesa - 15,6

 

Parecer do Júri Internacional das Folcloríadas de Dijon

 

 

_______

 

Voto de Louvor ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela pela obtenção da Medalha de Bronze nas Folcloríadas Internacionais de Folclore em Dijon/França, por ter merecido o justo reconhecimento do público e do júri e os nossos parabéns pela autenticidade da cultura que representam em palco e pelo entusiasmo e alegria com que defendem as tradições folclóricas de Viana do Castelo».

 

Câmara Municipal de Viana do Castelo

(Aprovado por unanimidade)

 

 

_______

 

« Manifesto a V. Exa. O júbilo do Governo Civil pela magnífica prestação do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, que se felicita pela obtenção, extremamente honrosa, da Medalha de Bronze nas Folcloríadas Internacionais de Folclore, de Dijon/França, que muito gratifica a nossa região e entusiasma particularmente o Alto Minho».

 

Mensagem do Governador Civil de Viana do Castelo

Dr. Alberto Oliveira e Silva

 

 

_______

 

Graças à participação do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela as 55.as Folcloríadas Internacionais de Folclore conheceram este ano um enorme sucesso. O público acorreu numeroso para assistir aos espectáculos, mostrando-se entusiasmado pela qualidade do programa: uma satisfação realçada pela imprensa regional e pela televisão.

 

Esta realidade devemo-la em grande parte às vossas brilhantes prestações que vos permitiram receber uma recompensa plenamente merecida (Medalha de Bronze), pela qual vos felicito.

 

Agradeço-vos pessoalmente por terem contribuído para a excelência do Festival, esperando vivamente rever-vos um dia nos palcos do nosso Festival.

 

Dominique Galland 

Festival de Dijon

 

 

_______

 

Queremos exprimir as nossas mais sinceras felicitações ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela pela excelência das suas prestações, que nos deixaram uma agradável recordação.

 

Esperamos voltar a ter o prazer de vos reencontrar nos palcos do nosso Festival.

 

Emmanuel Florentin

Secretário Geral do Festival de Dijon

 

 

_______

 

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela de Portugal, animou brilhantemente as ruas de Confolens. A qualidade das suas prestações encantou o numeroso público presente. O Grupo, com o seu dinamismo e a sua alegria de viver, realizou um trabalho assinalável. Além disso, a gentileza dos membros deste grupo foi largamente apreciada.

 

Assim, temos de felicitar o Grupo das Lavradeiras da Meadela através da Secção nacional do C.I.O F.F. de Portugal. 

 

Este Grupo merece ser convidado para estar presente nos maiores palcos internacionais.

(Carta remetida pelo signatário ao CIOFF Portugal em 1999/08/25)

Philippe Beaussant

Director do Festival de Confolens

 

 

_______

 

Bravo caros amigos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela de Portugal, pela vossa magnifica prestação durante o nosso Festival.

 

Vocês venceram connosco no 42.ª edição do Festival de Confolens.

O público admirou a beleza dos trajes, do ouro e naturalmente das danças.

Vocês foram perfeitos. Esperamos muito voltar a ver-vos em Confolens.

 

Henri Coursaget

Presidente do Festival de Confolens

 

 

_______

 

Em nome do Comité Organizador do Festival Internacional de Folclore de Billingham e do CIOFF do Reino Unido, venho comunicar-vos o quão agradados e impressionados ficámos com a participação do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela este ano no nosso Festival.

 

As suas actuações no Festival foram recebidas com enorme alegria e entusiasmo. O público enalteceu o elevado nível dos dançarinos, cantores e músicos e apreciou também o facto de ter vivenciado algumas das raízes e cultura através do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela. 

 

Foi um prazer conhecer um grupo tão profissional e disciplinado, tanto dentro como fora do palco.

Portugal deve orgulhar-se do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, uma vez que são excelentes embaixadores, viajando pelo mundo promovendo o interesse pelo seu povo e pela cultura do seu país.

 

Esperamos sinceramente, que o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela regresse um dia a Billingham para mais actuações.

Joe Maloney

Director do Festival de Billingham e Secretário Geral do CIOFF do Reino Unido

 

 

_______

 

Foi com muito gosto que tomei conhecimento da excelente avaliação da vossa participação no 38º. Festival Internacional de Folclore de Billingham, desejando, por isso, manifestar à direcção e a todos os elementos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela o orgulho que sentimos pelo vosso desempenho cultural e felicitar-vos pela excelência da vossa prestação enquanto verdadeiros embaixadores da cultura popular de Portugal.

 

Dr. Maria Flora Passos Silva

Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

 

_______

 

Com o agradecimento do World-Fest ao Grupo das Lavradeiras da Meadela de Portugal

“Os seus trajes são encantadores e as suas representações foram excepcionais. O Grupo foi muito bem acolhido pelo povo dos Estados Unidos. Foi um grande prazer ter tido a oportunidade de trabalhar com este Grupo. Demonstraram muita dedicação na preservação das artes e tradições culturais de Portugal. Foram muito responsáveis e dedicados, sendo um talentoso Grupo. São excelentes embaixadores de Portugal” 

 

Rex Burdette

Director do World-Fest e delegado do CIOFF dos EUA

_______

 

‘”Em nome do Comité de Organização do 45º Festival Internacional de Folclore de Lefkas deixem-me expressar o nosso entusiasmo pelas excelentes actuações do vosso grupo no palco do festival e no desfile de rua.

É sempre uma grande satisfação para os organizadores dos festivais quando podem contar com grupos tão autênticos no festival.

O vosso grupo apresentou actuações excelentes e maravilhou os espectadores com as vossas coreografias e trajes. As vossas músicas e canções tocadas ao vivo com instrumentos tradicionais levou-nos a todos para uma viagem imaginária pelo vosso lindo país.

Para além de tudo, durante a semana que durou o festival, o vosso grupo esteve sempre em perfeita colaboração com os organizadores e com os outros grupos participantes.

Mais uma vez deixem-me agradecer-vos e dar-vos as nossas calorosas saudações”

 

Vassilis Fetsis

Mayor de Lefkas e Presidente do Centro Cultural

_______

 

Foi com justificado orgulho e elevado júbilo que a Câmara Municipal tomou conhecimento da honrosa distinção de que o “Traje” de Viana do Castelo foi alvo na 9ª edição do “Internacional Culture and Art Festival”, de Istambul/Turquia.

Queremos também reconhecer e agradecer a excelência da vossa representação e o modo como prestigiaram e honraram a nossa tradição cultural e também a nação portuguesa que tantas vezes se simboliza no Traje à Vianesa. 

Ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, a nossa sentida homenagem. Bem hajam.

Com os melhores cumprimentos e votos de um 2009 pleno de sucessos pessoais e associativos.

 

Dr. Maria Flora Passos Silva

Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo

_______

 

Agradeço a vossa participação no XLV Festival Internacional de Folklore en el Mediterraneo (Murcia), no qual realizaram maravilhosas actuações e mostraram uns belíssimos trajes. Haveis demonstrado que sois um grupo de primeiro nível.

Para além das actuações, o grupo teve um magnífico comportamento em todas e cada uma das actividades do programa do festival, bem como na sua estadia em Murcia.

 

Francis Armiñana

Oficina de Festivales do Ayuntamiento de Murcia

_______

 

A Direcção do XIII Festival Internacional de folclore "Guelder-rose summer on Dnipro" gostaria de agradecer ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo - Portugal - Director: José Trigueiros) pela participação no nosso festival e pelas maravilhosas e brilhantes actuações durante o festival. Os espectadores ficaram impressionados pelos seus lindos trajes e pela perícia artística dos seus elementos, bem como pelas actuações brilhantes e dinâmicas. O grupo mostrou não apenas um alto nível artístico mas também um elevado nível de disciplina e organização. Os elementos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela também participaram activamente nas "Noites da Amizade" e, graças a eles, todos os participantes do festival puderam provar a gastronomia Portuguesa, bem como aprender danças típicas do país.

Desejamos ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela muito sucesso e felicidades, e desejo de muitas participações em novos festivais no seu historial.

Irina Zelenskaya

Director IFF